Páginas

domingo, 21 de novembro de 2010

ATO LITERÁRIO Nº 5

O Presidente Do Conselho de Segurança Nacional de Invenção Literária,

Considerando que a Literatura Brasileira tem fundamentos e propósitos que visam dar ao país um regime de autêntica imaginação democrática, baseada no respeito à dignidade da personagem e no combate às ideologias contrárias às tradições de nossas obras em prosa e verso, e de maneira a poder enfrentar os graves e urgentes problemas de que depende a restauração da ordem artística de nossa pátria
Resolve editar o seguinte ATO LITERÁRIO

Art. 1º - Estão proibidas em todo território nacional as caçadas de Pedrinho, as reinações de Narizinho, as viagens ao céu e as histórias do mundo para crianças.

Art. 2º - Serão investigadas todas as contas da aritmética da Emília. Para tal, o Tribunal de Contas da União indicará especialistas de renome nacional.

Art. 3º - Estão suspensos temporariamente os Doze Trabalhos de Hércules, até que se prove que nenhum deles envolve trabalho escravo.

§ 1º - Quem souber do paradeiro do Sr. Hércules deve informar às autoridades literárias constituídas.

Art. 4º - Serão alvo de investigação todas as fronteiras estabelecidas pela geografia de Dona Benta, sendo providenciadas pelos órgãos responsáveis as necessárias remarcações daí advindas.

Art. 5º - Está decretado o estado de sítio do Picapau Amarelo e estão proibidas quaisquer reuniões com o objetivo de contar histórias em todo o seu território.

Art. 6º - Fica proibida a partir dessa data a fabricação, bem como a distribuição, a venda e o consumo, do pó de pirlimpimpim.

Art. 7º - Estão suspensos por tempo indeterminado os direitos literários dos personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Emília, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa, Quindim e Rabicó.

Art. 8º - O presente Ato Literário entra em vigor nesta data, revogadas as criações em contrário.

Pasárgada, 12 de novembro de 2010.

Esse texto é de André Muniz de Moura, especialista em literatura infanto-juvenil

5 comentários:

  1. Gostei da criatividade e da nossa liberdade de expressão... Proibir Jamais!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Temos que verificar também se "O poço do Visconde", no qual aprendi, ainda criança, muito sobre a exploração do petróleo, não estará ferindo alguma grave portaria Ibamatória...

    ResponderExcluir
  3. Oi Sol. Se fosse escrita nos dias de hoje, Caçadas de Pedrinho nem seria publicada... Afinal as onças estão em extinção. E não só.
    No atual contexto, temos que começar a nos preocupar em proteger da extinção, também as "onças" e "poços" do nosso imaginário.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Elaine,
    Por favor!, uma questão de ordem:
    Esqueceram de emitir os Mandatos de Prisão Imediata do Saci, da Mula-sem-Cabeça, do Curupira, da Cuca e de todos os outros participantes desta perigosíssima ficção, digo: facção criminosa formada pelos entes do imaginário e lendas populares do Brasil.
    A partir de agora, criaturas inexistentes, lendas e outros causos do folclore só serão permitidos nos corredores do Palhaço, digo: Palácio do Planalto.

    ResponderExcluir