Páginas

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Polêmica sobre "Caçadas de Pedrinho" de Monteiro Lobato

Sempre que questionada sobre o primeiro livro que li, respondo na hora: "Caçadas de Pedrinho", de Monteiro Lobato. Foi a minha primeira leitura de menina, um livro "grande", mágico, com muito mais texto dos que eu conhecia anteriormente. Sim, foi o primeiro livro que li. Lembro de tê-lo lido ainda na segunda série. E não apenas uma vez. Foi um livro que marcou a minha iniciação no mundo dos livros. Talvez seja por causa de Lobato, mais especificamente desse título, que eu tenha tomado tanto gosto pela leitura. Pois bem, "o meu"  primeiro livro, essa memória que guardo na prateleira das lembranças com medalha. Esse livro está às voltas com uma polêmica daquelas! Dizem os denunciantes que o livro veicula conteúdo racista e preconceituoso e que os professores não têm competência para lidar com tais questões. Obviamente discordo veementemente disso.
Para quem quiser saber mais sobre o assunto, acesse o site da Ecofuturo, que traz um excelente artigo de Marisa Lajolo. A AEILIJ também disponibilizou uma página com vários links para quem quiser entender a polêmica.

2 comentários:

  1. É freqüente a associação entre racismo e colonialismo, mas não obrigatória. Monteiro Lobato é um exemplo de intelectual que buscou nas suas raizes um sentido anti-colonizador, buscou sua afirmação, nacionalista, etc. A questão é que o primitivo que buscava já tinha se perdido no formalismo que se estabeleceu no processo colonialista. Daí a sua obra apresentar os furos que a crítica vindoura não perdoa, esquecendo o principal, o doce lirismo da infância.

    ResponderExcluir
  2. No geral sou contra a censura, mas... depois de ler este livro para entender a polemica fico agradecido de nao te-lo lido quando crianca. Digo que nao cabe como livro de formacao para criancas de 10 anos ou menos. Nesta fase se desenvolvem conceitos e entendimentos que ficarao para o resto da vida. Notem que isto nao eh censura, pois o livro pode continuar a ser vendido e lido sem alteracoes respeitando a obra do autor.

    Do mesmo modo que um livro com forte conteudo erotico, por mais classico que seja, nao pode ser adotado em escolas primarias, um livro repleto de citacoes depreciativas aa figura do Negro (sem falar na violencia gratuita contra animais) ali representado por Tia Anastacia tambem nao deveria.

    As citacoes sao muitas vezes grosseiras, ofensivas e sem um proposito no contexto da estoria. Como certas cenas picantes de alguns filmes que, se retiradas, nao alterariam em nada o seu conteudo.
    Fiquei com a impressao que certas cargas de Lobato na descricao das cenas de Anastacia, estao ali somente para reforcar o que ele provavelmente pensava do Negro e do lugar que ele deveria ocupar na sociedade.
    Comum a epoca do autor, mas totalmente fora de sentido nos dias atuais. Nada que mereca ser perpetuado. (desculpe a ausencia dos acentos)

    ResponderExcluir