Está em andamento, ministrado por mim, um curso sobre narração de histórias No Instituto Bruno Segalla de Caxias do Sul.
O objetivo do curso não é exatamente “formar” - resisto um pouco a essa palavra - mas antes, mostrar aos participantes a importância das histórias para algo de que estamos todos tão sedentos, o encantamento. Quem conta histórias com brilho no olho, sentindo as palavras, encanta, e nesse processo há o despertar da sensibilidade de quem ouve. Há também o despertar pelo interesse na leitura dos textos narrados.
É interessante perceber também, para minha grata e boa surpresa, que os participantes não estão à procura da técnica pela técnica, mas procuram uma experiência estética dentro da arte de contar histórias, que é o que se trabalha no curso: para contar, é preciso encontrar dentro do universo único e particular de cada um a voz do contador, que está lá, muitas vezes encoberta por outras vozes dissonantes, mas certamente está lá, porque o homem na sua gênese é um contador de histórias.
O curso, com a proposta de quatro encontros, iniciou em 06 de julho e termina agora na primeira semana de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário