Páginas

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Confraria Reinações - A invenção de Hugo Cabret


Olá, Confrades, aí está o convite para o próximo encontro da Confraria Reinações, dia 17 de agosto, terça-feira, às 19h30min, na Livraria "Do Arco da Velha" (Caxias do Sul).
Livro escolhido para o debate: A invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick, (Ed. SM). Com a minha coordenação.
Falo sob absoluta suspeição, pois adoro essa obra. São 584 páginas de beleza, sensibilidade e arte.

O livro possui um projeto gráfico em perfeita consonância com o texto e ilustrações. A edição brasileira não é capa dura como essa mostrada na foto, mas o restante é igual. Perceberam que as bordas das páginas são pretas? Porém, a capa possui as cores vibrantes de uma cortina de veludo (vermelha talvez). Para o leitor que decodifica os códigos das imagens já é possível situar-se na obra. Sim, é um livro que evoca a câmara escura. Não quero estragar a surpresa dos futuros leitores, mas tem cinema na história. Tem também um menino-herói sozinho na Paris de Georges Méliès, ilusionismo e mágica.
A ilustração do convite, mostra Hugo consertando um ratinho de corda. Nessa e em muitas outras "cenas" escritas ou ilustradas, o autor transborda poesia no que parece impossível: as máquinas, as primeiras engrenagens, tudo o que mais tarde geraria o termo automático. Falo em cenas, porque o livro mescla linguagens: texto e ilustração não se sobrepõem, um dá continuidade à outra. Em diversos momentos uma cena começa ser escrita e depois continua descrita, através da ilustração. E segue o rolo do filme projetado na tela do livro, pois é impossível esgotar as impressões sobre a Invenção de Hugo Cabret, num breve comentário. 
Só v(l)endo.


5 comentários:

  1. Oi, Elaine,

    Acabei de ler o livro ontem à noite, na volta de um Encontro com o autor, participando da Feira do Livro de uma das nossas escolas. Quero deixar aqui minha opinião: é maravilhoso o que nos apresenta Brian Selznick em seu A invenção de Hugo Cabret. Uma elegia às artes literária, plástica e cinematográfica. Tudo sincronizado, encadeado, um livro-arte, sem dúvida.

    Abraços da confrade daqui de POA

    Jacira fagundes

    ResponderExcluir
  2. liiiiiivrooooooooooo chaaaatoooooo

    ResponderExcluir
  3. Amo o livro de Brian Selznick,A invençâo de Hugo Cabret.Fiquei sabendo que ele com parceria com a Lucas Filmes lançará um filme.Estreia dia 23 de novembro nos Estados Unidos e no Brasil chegará dia 17 de fevereiro de 2012.O mais legal de tudo é que vai ser lançado em 3d.Não esse íncrivel mistério nas telonas!!!

    ResponderExcluir
  4. Amo o livro de Brian Selznick,A invençâo de Hugo Cabret.Fiquei sabendo que ele com parceria com a Lucas Filmes lançará um filme.Estreia dia 23 de novembro nos Estados Unidos e no Brasil chegará dia 17 de fevereiro de 2012.O mais legal de tudo é que vai ser lançado em 3d.Não perca esse íncrivel mistério nas telonas!!!

    ResponderExcluir
  5. Prepare-se para entrar em um mundo onde o mistério e o suspense ditam as regras.
    Hugo Cabret é um menino órfão que vive escondido na central de trem de Paris dos anos 1930.Esgueriando-sé por passagens secretas,Hugocuida dos gigamtescos relógiosdo lugar:escuta seus compassos,observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas.
    A sobrevivência de Hugo dpende do anonimato:ele tenta se manter invisivel porque guarda um íncrivel segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do garoto.

    ResponderExcluir