Páginas

quarta-feira, 21 de abril de 2010

12 horas de contos


Numa segunda-feira maravilhosa de céu azul, aconteceu a II Maratona de Contação de Histórias Contos da Tradição Oral Universal. Realizada pela Biblioteca Pública Municipal de Caxias do Sul. A Maratona foi uma verdadeira celebração do encontro da voz das histórias, através de tantos contadores/cantadores e do público que compareceu lotando a tenda durante as doze horas do evento, ouvindo, participando, cantando. Na foto acima, o conjunto As Três Marias, colorindo de música o evento

Tenda lotada para a contação de histórias 














Na saída as crianças ganharam livros













Quem disse que adulto não gosta de ouvir história?  


Que livro estou lendo?

A Semana do Livro está com programação intensa em Caxias do Sul. Sexta-feira, dia 23, às 19h, acontece no saguão do Centro de Cultura Henrique Ordovás Filho,  o projeto "Que livro estou lendo?". A proposta é unir jovens interessados em literatura infanto juvenil, que queiram trocar experiências sobre suas vivências e sobre histórias de livros que tenham influenciado em seu aprendizado.
A realização é do Centro de Cultura Ordovás, Biblioteca Pública de Caxias do Sul e conta com o apoio da Confraria Reinações Caxias e Blog Palavra Escrita.

Projeto Livro-Livre, Dia Mundial do Livro, Shakespeare, Cervantes, rosas...

É muito simples participar do Projeto Livro-Livre da Biblioteca Pública Municipal de Caxias do Sul. É só você ir até um lugar onde o Projeto está sendo realizado, levar um livro em bom estado e trocar por um que está na estante. Ele acontece durante todo o ano, no 4º andar da Biblioteca Pública e em diferentes lugares da cidade. Entre os dias 20 à 25 desse mês, das 15h às 20h30min, ele estará no Centro de Cultura Ordovás. E, para comemorar o dia Mundial do livro em grande estilo, a cada livro trocado, um rosa será entregue ao leitor.
O dia Mundial do Livro foi criado em 1995 pela Unesco. Uma das razões para escolha desta data é que no dia 23 de abril de 1616 dois dos maiores autores de todos os tempos morreram: o dramaturgo inglês Willian Shakespeare e o romancista espanhol Miguel de Cervantes.
Uma rosa para Shakespeare e um livro para Cervantes, é a homenagem do Livro-Livre a esses grande autores, a cada livro trocado uma rosa é dada de presente ao leitor. Tal inciativa da troca de um livro por uma rosa é de origem espanhola, em alusão ao dia de São Jorge que também é comemorado no dia 23 de abril.
Projeto Livro Livre  - 20 à 25 de abril - 15h30m às 20h30m
Centro de Cultura Ordovás - Rua Luiz Antunes, 312 - B. Panazzolo - Caxias do Sul
Entrada Franca
Informações (54) 3901-1316 - Tatiéli



sábado, 17 de abril de 2010

Uma ilustração para respirar

Conheci no Salão da FNLIJ do ano passado uma ilustradora, cuja presença é tão suave quanto seu traço, a Lúcia Hiratsuka. Flanando pelo seu blog, deparei-me com esse capim aí de cima. Ela conta que viu na calçada e desenhou. Simples? Não, não é nada simples ter um olho sensivel para a poesia das coisas desimportantes. Para mim, as ilustrações da Lúcia tem tamanha sutileza que parece possível respirá-las. Para saber mais sobre sua arte e os livros que ilustrou acesse o seu blog e site.

domingo, 11 de abril de 2010

II Maratona de contação de histórias

Abrindo a Semana do Livro, a Biblioteca Pública de Caxias do Sul promove um evento imperdível: a II Maratona de Contação de Histórias. Como o próprio nome explica, serão 12 horas de Contação de Histórias para todas as idades. Gosto de falar nessa questão da idade, porque as boas histórias não tem endereço fixo, fazem parte do DNA da humanidade. Estão presentes em todos os povos e em todas as culturas. A Maratona, com o tema Contos da Tradição Popular Universal acontece no dia 19 de abril e, além da tenda de Contação de Histórias na Praça Dante Alighieri, duas oficinas estarão acontendo no 3º andar da Biblioteca Pública. Estou postando o folder da Maratona com maiores informações, basta um clique para ampliar a imagem.


segunda-feira, 5 de abril de 2010

Viajando um pouco...

Essas árvores parecem sorvetes, lindas e doces. E alguém conhece alguma criança que não gosta de sorvete? Eu não, por isso a minha criança interior curtiu muito todo esse apelo visual. Mas a gente sabe - e as crianças também -  que doce além da conta enjoa. (Universal Estúdios, Flórida, EUA)

E o Harry Potter? A adolescente que mora em mim adorou e a professora que um dia viu os alunos lendo muito os livros do jovem bruxo também. Porque depois do Harry Potter vieram outros livros mais complexos. Ensinar alguém a ser leitor é mostrar que a escada tem um primeiro degrau.  (Universal Estúdios, Flórida, EUA)


E só passando pelos primeiros degraus da escada é que se descobre a delícia de tomar um café com Virgínia Woolf. (Barney's e Noble, Orlando, FL)