Páginas

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Lançamento do Lasanha

Algumas fotos do lançamento do Lasanha na Feira do Livro de Caxias do Sul, com direito a lasanha doce -  uma deliciosa cassata de nozes, preparada pelo Igor Luchese - e algumas gramas a mais no final do lançamento. Quem ainda não viu, de uma olhada no Lasanha. Como diz o expediente: "é uma publicação surpreendente".
 Eu, o Lasanha e o Igor
 Igor, Helo Bacichette e eu
 Igor autografando o Lasanha
 Giselle Mantovani de Lasanha, e, o naturalmente, o Igor

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Palavra, poesia e aderência - João Gilberto Noll

Li um texto de João Gilberto Noll -  "A experiência da ficção" - no Caderno de Cultura do Jornal Zero Hora, do dia 02/10. Andei a semana toda com o texto para cima e para baixo. Lendo e relendo. Nesse texto ele fala sobre o seu processo de escrita. Ok. Ele vai muito além, fala da paisagem que a alma enxerga quando pega o trem da linguagem poética. As vezes nem importa o destino, o enredo, o final. Mas os veios, as lavras abertas pela palavra até o leitor.

“(...) o que transparece na linguagem é engendrado nas sombras do inconsciente, qual uma usina subterrânea que só saberá de sí no calor de uma sintaxe expressa no vazio do branco.”

“Quando pousamos os olhos num relato ficcional de respiração poética sentimos a força do estranhamento. Nesse tom não é a vida bruta que captamos, mas uma linguagem transfigurada, a insinuar que o que perdemos da transparência do mundo se trata justamente do ganho maior da leitura. Por quê? Porque nessa linha de leitura aderimos aos pontos que costumamos evitar na vida regradamente social, unívoca - , um espaço alheio à linguagem extraída das lacunas do inconsciente, esse território geralmente inútil aos ouvidos do cotidiano.”

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Lasanha

Que um prato de lasanha é bom ninguém duvida. Bem, o Igor Luchese, vai estar lançando no dia 09/10  o jornal(?) Lasanha, aqui na Feira do Livro de Caxias do Sul, no espaço do Café Literário. Também coloco um pouco de muzzarela nessa lasanha. Colaborei com um conto, pequeno, mas não mini. Ah! e o Igor convida também para o lançamento do livro dele Desejos urbanos, no mesmo dia. Já tenho o meu, autografado, lido e gostado.