terça-feira, 24 de novembro de 2009
Contar histórias é também a arte do encontro
Encerrou ontem mais uma edição do curso "A arte de narrar histórias" realizado no Instituto Bruno Segalla de Caxias do Sul. Durante quatro semanas nos encontramos para falar sobre histórias e a melhor maneira de encontrar caminhos para contá-las. Isso porque para contar histórias não há receita pronta, mas sim, caminhos de aprendizado. É é nesses caminhos que vamos encontrando histórias, pessoas, e o contador que existe em cada um. Ano que vem tem mais.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Kimbalo em Braile
Que proposta maravilhosa! O livro Kimbalo(Paulus, 2008), de Helô Bacichette e Elô Fernandes, ilustrado por André Neves será lançado em Braille. O projeto é resultado da parceria entre a Confraria das Letras em Braille, Câmara Riograndense do Livro e editora Paulus. O lançamento será o evento que será realizado na Feira do Livro de Porto Alegre, dia 11 de novembro, às 14 horas, na Arena das Histórias-Armazém A- Cais do Porto.
Em Caxias, três lugares estão cadastrados para receber e disponibilizar a obra: a Biblioteca Pública Municipal, a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev) e a Escola Estadual Irmão José Otão.
As crianças com deficiência visual terão a oportunidade de ler, brincar e embalar-se nos lindos poemas do Kimbalo.
Curso sobre a arte de contar histórias - 2ª Edição
FORMIGAS na Feira do Livro de Porto Alegre
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Roedores de Livros
Antigamente, quem gostava muito de ler e estava sempre na biblioteca, era chamado de "rato de biblioteca". Eu era uma "rata" de biblioteca e continuo com apetite cada vez maior pela boa literatura. Tem um lugar nesse universo blogueiro que todos os "ratos" adoram. É o blog dos roedores de livros. Confira o trabalho muito legal que o Tino e a Ana fazem lá em Brasília e também as ótimas dicas de literatura sempre comentadas de um jeito muito especial por esses dois queridos amigos. Quando falo em especial, quero dizer que são comentários que trazem a experiência da proximidade entre leitor e livro. Fruto do trabalho de abrir livros e histórias para inumeros leitores e futuros leitores e ver nos olhos brilhados a vontade de também "roer" livros.